O Instituto de Referência Negra Peregum, a partir do eixo Clima e Cidade, pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu o curso de extensão “Combate ao racismo ambiental e às emergências climáticas: uma perspectiva sobre os territórios”, que teve por objetivo formar jovens negras(os), graduandas(os) de universidades brasileiras, no combate às diversas violações de direitos causadas pelo racismo ambiental e pelas emergências climáticas nos seus territórios e aproximá-las(los) da agenda do movimento negro sobre o clima.
O curso contou com o percurso formativo entre os meses de maio e outubro de 2025, por meio de oito módulos, com diferentes temas que discutiram os diferentes impactos do racismo ambiental nas periferias, quilombos, terreiros e outros territórios tradicionais de cinco biomas do Brasil (Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Pampa e Caatinga) e que culminaram nesta cartografia.
Em cada módulo, foram formuladas questões sobre como, nos territórios dos estudantes, acontece o racismo ambiental e o seu enfrentamento, bem como as memórias afetivas desses territórios. O objetivo foi capacitar jovens de diferentes biomas brasileiros por meio da formação acerca do tema Racismo Ambiental e as Emergências Climáticas em diferentes temáticas.
Como uma das atuações do Instituto de racializar o debate climático em diferentes áreas em 2025, o instituto produziu uma ferramenta com o objetivo de trabalhar essa temática na educação formal e informal por meio do processo de cartografia a partir da cartilha “Racismo Ambiental e Emergências Climáticas – uma abordagem
dentro e fora da sala de aula”. Dessa forma, como uma ação de execução na prática da ferramenta institucional, durante o percurso, os estudantes tiveram a missão de construir um olhar sobre o território, elaborando duas cartografias, uma afetiva e uma de denúncia ao racismo ambiental.
As cartografias apresentadas aqui fazem parte dos muitos esforços do Instituto Peregum em promover o protagonismo da juventude negra no Brasil, reafirmando seu compromisso com a longa trajetória de luta por justiça e a equidade de organizações do movimento negro.