Sobre
Instituto Peregum
Somos uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2009, inicialmente com o nome de Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular, cuja atuação foi por 10 anos focada no apoio estrutural de outras organizações.
É a partir de 2019, já com raízes fortalecidas, que os primeiros caules do Instituto de Referência Negra Peregum emergem, mostrando sua potência e um espaço negro de fortalecimento institucional autônomo, do movimento social negro, com protagonismo, atuação e eixos próprios.
Nossa prática segue os seguintes valores:
- Comprometimento Político e Institucional
- Empatia e Cuidado
- Construção Coletiva com Transparência e Diálogo
Eixos de atuação
Existe a partir da premissa de que o acesso à educação é um dos principais vetores para a promoção da igualdade de oportunidades e de justiça racial. Neste eixo, a atuação se dá em rede e em diversas camadas, a começar pela rede inicial, dos núcleos territoriais da Uneafro Brasil, articulação e vivências entre coordenadores, professores, educadores e ativistas; Acesso a redes de articulação regional, nacional e internacional, através de participação em grandes campanhas, encontros, atividades formativas, congressos, simpósios, conferências.
O enfrentamento à violência estatal é uma tradição do Movimento Negro brasileiro, em razão dos absurdos números de vitimização da população negra. Além disso, no último período o Brasil passou por retrocessos profundos no âmbito da segurança pública, tornando o tema ainda mais explorado por forças antidemocráticas. Quanto ao mais, em relação ao acesso da população negra à direitos, ainda há desafios importantes a serem superados, sobretudo em relação a representação negra em espaços de decisão. Assim, este eixo existe com o propósito de consolidar uma agenda de garantia de direitos para a população negra, sobretudo em temas relacionados à garantia de acesso, e para produzir estratégias de enfrentamento à violência estatal e ameaças a lideranças negras defensoras de Direitos Humanos.
O debate sobre racismo ambiental e desenvolvimento urbano e a nossa estruturação caminham lado a lado com os novos desafios postos pelo cenário político, social e econômico dos últimos anos, nos convocando cotidianamente a registrar e aperfeiçoar as estratégias de atuação política, educativa, de defesa de direitos humanos e de diminuição das desigualdades raciais, sociais e de gênero. Assim, este eixo existe com o propósito de racializar as narrativas e dados nos espaços institucionalizados de políticas urbanas e ambientais, a partir da perspectiva dos movimentos sociais, negros e periféricos.
Estratégias
- Articulação e fortalecimento de lideranças, organizações e movimentos negros;
- Incidência Política na formulação de políticas públicas e garantia de direitos;
- Racialização do debate público.