O Instituto de Referência Negra Peregum e a Uneafro Brasil, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), abriram nesta segunda-feira (25) as inscrições para a 4ª edição do curso “Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução”. A formação é gratuita, oferecida na modalidade a distância (EAD) e voltada a profissionais da educação pública de todo o país.
Com carga horária total de 60 horas, o curso terá seis encontros síncronos de 2h30, realizados em setembro, sempre às 19h, e que também ficarão disponíveis na plataforma. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas, sendo 60% reservadas para pessoas negras (pretas e pardas).
A formação tem como objetivo introduzir profissionais da educação no campo das relações étnico-raciais e de gênero na escola, em conformidade com a Lei nº 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além da dimensão curricular, o curso abordará temas como leitura de indicadores raciais e de gênero no sistema de ensino, gestão de fluxo escolar para equidade e processos avaliativos relacionados a gênero e raça.
A coordenação geral é de Adriana Moreira (Instituto Peregum – Champions Malala e coordenadora de Educação do Peregum) e a coordenação pedagógica de Eduardo Januário (FEUSP).
Cronograma
- Inscrições: 25 de agosto a 2 de setembro de 2025
- Seleção: 3 e 4 de setembro de 2025
- Resultado: 5 de setembro de 2025, às 11h, no site do Instituto Peregum
Encontros síncronos (às 19h)
- 08/09 (segunda-feira)
- 10/09 (quarta-feira)
- 15/09 (segunda-feira)
- 18/09 (quinta-feira)
- 22/09 (segunda-feira)
- 25/09 (quinta-feira)
Inscrições
Os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto Peregum (clique aqui) até as 23h59 do dia 2 de setembro. É necessário apresentar:
- formulário de inscrição preenchido;
- comprovante de vínculo com a educação pública (holerite ou contracheque em PDF);
- documento oficial de identificação (RG ou CNH em PDF);
- autodeclaração racial (para candidatos às vagas reservadas).
A lista de selecionados será divulgada em 5 de setembro. Os aprovados receberão um e-mail com orientações para confirmar a matrícula pelo sistema oficial da USP. Apenas aqueles que validarem a matrícula na universidade terão direito ao certificado de conclusão.
Os dados pessoais informados durante a inscrição serão utilizados exclusivamente para o processo seletivo, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).