Pesquisar
Close this search box.

Instituto Peregum, com apoio do Fundo Malala, lança iniciativas para fortalecer a equidade racial e de gênero na educação brasileira

29 / 10 / 2024
Sem categoria

Iniciativa abre inscrições de curso para profissionais da educação. Programa ainda contará com pesquisa sobre educação, gênero e raça e projeto para meninas imigrantes 

O Instituto de Referência Negra Peregum, com o apoio do Fundo Malala, lança o Programa Malala Peregum. O programa objetiva o fortalecimento do direito à educação de meninas negras e imigrantes e, para tanto, se organiza em três eixos de atuação, a saber: produção de evidências e difusão do conhecimento; formação continuada de profissionais da educação pública; desenvolvimento e proposituras de ações afirmativas para a educação básica.

Liderado pelo Instituto Peregum, em seu processo de construção e execução, o Programa Malala Peregum conta com algumas alianças, entre as quais, neste momento destacam-se, a EMEF Duque de Caxias, a Uneafro-BR e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

A primeira atividade de natureza pública do Programa Malala Peregum foi  construída em parceria com a FE-USP, é o curso de atualização profissional Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução, que tem como desígnio, para além de fortalecer o debate curricular garantido pela lei nº10639/03 que alterou o artigo 26-A da LDB 9394/96 e do campo das relações sociais de gênero na escola, contribuir para a difusão de conceitos operacionais caros à gestão educacional na perspectiva do antirracismo e antissexismo. Entre os anos de 2024 e 2026, serão realizadas três edições do curso na modalidade EAD, sempre de forma gratuita, com a finalidade de formar ao todo 300 profissionais da educação.

Nesta primeira edição, estão abertas 100 vagas, e a chamada pública para se inscrever no curso está aberta entre os dias 28 de outubro e 07 de novembro. O curso é voltado para profissionais da educação básica pública, como professores/as, coordenadores/as, diretores/as e supervisores/as de redes públicas.  A certificação será emitida pela Faculdade de Educação da USP. As inscrições devem ser realizadas em Gênero e Raça na Educação Básica: uma introdução.

Além do curso, o Programa Malala Peregum deu início a pesquisa “Trajetórias: Gênero e Raça na Educação Básica” na qual o Instituto Peregum  busca identificar os padrões de desigualdades do sistema de ensino nacional vinculados às variáveis de raça e gênero na Educação Básica. Tão logo o relatório da pesquisa esteja consolidado, seus resultados serão amplamente divulgados.

Outrossim, o Programa Malala Peregum desenvolveu um proposta de acompanhamento e fortalecimento das trajetórias educacionais de meninas negras e imigrantes, ora assim denominado “Firminas e Mahins”, referenciado em práticas educacionais afro-brasileiras. A equipe gestora da EMEF Duque de Caxias, localizada na região do Glicério da cidade de São Paulo, firmou um termo de cooperação o instituto e nos próximos dois anos, o projeto “Firminas e Mahins”, em parceria com a unidade educacional, acompanhará 15 meninas negras e imigrantes, em situação de vulnerabilidade educacional.

“O Programa Malala Peregum Raça e Gênero na Educação Básica mobiliza esforços no sentido de fortalecer a agenda do Direito à Educação de meninas negras e imigrantes construindo articulações com organizações do movimento negro, pesquisadores e unidades educacionais públicas, dessa forma, fomentando e influenciando o debate público tendo em vista a ascensão de meninas negras e imigrantes como sujeitas da aprendizagem nos sistemas de ensino, de tal forma a promover o fortalecimento de redes de ensino públicas, democráticas, laicas, antirracistas, antissexistas, anticapacitistas e plurais”, considera Adriana Moreira, coordenadora geral do Programa Malala Peregum, do Instituto de Referência Negra Peregum.”

Com investimento do Fundo Malala, o programa espera impactar significativamente as redes públicas de ensino, promovendo uma educação pública, gratuita laica, antirracista, antissexista e inclusiva.