Equipe e Conselho
Conselho Consultivo
Amanda Arlete Ribeiro Firmino
Cleyton Wenceslau Borges
Cofundador da UNEafro Brasil. Supervisor de projetos, educador popular e advogado formado pela UEMG, pós-graduado em políticas públicas e direito civil.
Como advogado, atuou em organizações sociais em denúncias de violações de direitos humanos em presídios, em medidas socioeducativas, na assessoria a imigrantes, na área de formação e direitos das pessoas com deficiência. Atualmente exerce também função no Instituto Peregum no Conselho de Gestão e Parcerias.
Paulla Renata Miraglia
Cofundadora, publisher e diretora-geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. Foi diretora de organizações internacionais e consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento.
Conselho Fiscal
Aparecida Suelaine Carneiro
Socióloga, feminista, mestre em educação, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés – Instituto da Mulher Negra. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação e educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.
Cleber da Costa Firmino
Médico formado pela Escuela Latinoamericana de Medicina, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, médico psiquiatra do ambulatório de saúde mental do Hospital Francisca Julia, pesquisador do tema “Saúde mental da população negra” e membro da equipe de saúde do projeto Agentes Populares de Saúde.
Luciana Cesar Guimarães
Advogada especialista em Direitos Humanos. Fundadora e Diretora do Instituto Sou da Paz, onde atua como Conselheira. Concebeu e dirigiu o Centro Cultural da Juventude da Prefeitura de São Paulo, onde formulou o Programa Jovem Monitor Cultural. Estagiou no MoMA, em Nova York, e foi a executiva à frente da Fundação Bienal de São Paulo por 6 anos. Presta consultoria para fortalecimento da Gestão e Governança de instituições e construção de Planos Estratégicos para diferentes organizações, estando envolvida atualmente com a reformulação da Cinemateca e do Movimento Agora. É membro do Conselho de algumas organizações da Sociedade Civil, como Artigo 19, Poeisis e Instituto de Referência Negra Peregum. Participa também de alguns Movimentos da Sociedade Civil.
Maria José Menezes
Ativista negra em defesa dos direitos fundamentais da população negra. Membra das organizações: Marcha das Mulheres Negras de SP e da Coletiva Mahin, Organização de Mulheres Negras; representa a MMNSP na Operativa da Coalizão Negra Por Direitos. Bióloga e mestra em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal da Bahia.
Presidência
Vanessa Nascimento
Graduada em Letras, militante do movimento negro desde 2006. Foi membro da coordenação nacional da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes – Rede de Pré-Vestibulares Comunitários, entre 2006 e 2008. Fundadora da Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negros/as e Classe Trabalhadora, em 2009. Hoje, é responsável pela estruturação, captação de recursos e gestão de projetos do Instituto de Referência Negra Peregum.
Diretoria
Beatriz Lourenço
Advogada graduada pela PUC-SP, técnica em Gestão Ambiental e militante do Movimento Negro Uneafro Brasil há 12 anos, Beatriz foi professora e coordenadora de núcleo de base, de onde passou a atuar ativamente na articulação política da organização.
Colaborou na formação e atuação da Frente Pró-Cotas do Estado de São Paulo e no Comitê Contra o Genocídio da População Negra. Operou em diversas denúncias sobre violência policial contra a população negra. Foi assessora jurídica na Secretaria de Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho. Também foi assessora parlamentar da Deputada Estadual Erica Malunguinho.
Foi Chefe de Gabinete da Mandata Coletiva Quilombo Periférico. Atualmente, faz parte da Diretoria de Incidência Política e Litigância Estratégica do Instituto de Referência Negra Peregum.
Cátia Cipriano
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011). Atualmente, é diretora da área de Proteção e Cuidado do Instituto de Referência Negra Peregum. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Especialista em Direitos Humanos pela UFABC. Criadora do Núcleo Obará (Cuidados voltados à saúde mental e holística, com práticas integrativas).
Equipe
Ágatha de Miranda
Advogada com atuação em Direitos Humanos, com foco em litígio estratégico e advocacy, mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV SP). Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito e do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena na mesma instituição.
Caio Chagas
Jornalista com especialização em direitos humanos e relações governamentais, atua há 8 anos como comunicador de causas sociais. Trabalha com análise e monitoramento de canais digitais, produção de conteúdo e fortalecimento de marca. Coordenou campanhas nas temáticas de igualdade racial, ESG, finanças sustentáveis, captação de recursos e movimento LGBTQIAPN+.
Camila Ribeiro
Camila Ribeiro é designer gráfica e ilustradora periférica, nascida e criada na zona sul de São Paulo, atua há quase uma década em causas, organizações e coletivos do terceiro setor.
A arte sempre esteve presente em sua vida. Ilustradora e designer de alma, Camila acredita que um design com proposito pode mudar narrativas, quebrar barreiras e gerar inclusão.
Atualmente integra a equipe de comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum.
Douglas Belchior
Douglas Belchior é ativista do movimento negro brasileiro. Nascido no Estado de São Paulo, atua há 30 anos na luta por direitos humanos e combate ao racismo. É co-fundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra pelos Direitos no Brasil. Atualmente é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, órgão consultivo integrado ao Gabinete do Presidente Lula; do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, órgão ligado ao Ministério da Igualdade Racial; da Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara), órgão ligado ao Ministério da Educação e Consultor Sênior para Incidência Política e Advocacy, no Instituto de Referência Negra Peregum.
Atuou como palestrante na Associação de Estudos Brasileiros (2024) e no Washington Brazil Office e como palestrante convidado em universidades americanas, incluindo Columbia University, Harvard University, Brown University, Austin University, Georgetown University, Duke University, San Diego State University e a universidade historicamente Negra, North Carolina Central University. Belchior também compôs delegações de movimento negro nas Conferências do Clima da ONU em 2021 (Glasgow-Escocia) e 2022 (Sharm el-Sheikh – Egito).
Emerson Veloso
Emerson Veloso da Silva, pernambucano, sonhador nato, romântico incurável, poeta nas horas vagas e esperançoso eterno de um mundo melhor. Militante do movimento negro e Educador Popular desde 2002. Educador Social e atuante nos movimentos e serviços da Assistência Social na Cidade de São Paulo desde 2010. Advogado, pós-graduado em Direito Constitucional e militante da área do Direito do Trabalho. Atualmente é Supervisor Pedagógico do Programa Esperança Garcia, no Instituto de Referência Negra Peregum.
Gisele Brito
Gisele Brito é jornalista e mestra em Planejamento Urbano pela FAUUSP. Tem passagem por diversas redações em São Paulo e experiência como professora e coordenadora de cursos e formações para jovens comunicadores. É colaboradora da Periferia em Movimento, conselheira do Desenrola e Não me Enrola e sócia-fundadora do Território da Notícia. Foi pesquisadora do LabCidade FAUUSP. Em Peregum, coordena a área de Direito a Cidades Antirracistas.
Ingrid Sampaio
Ingrid Sampaio é formada em Relações Internacionais e especialista em Análise Política e Políticas Públicas. Possui 10 anos de experiência na área de Relações Governamentais e atualmente compõe a Coordenação do Advocacy de Peregum em Brasília, dando suporte ao monitoramento e elaboração de estratégias do Instituto nos Três Poderes.
Luiz Guilherme Carvalho Silva
Luiz Soares
Jornalista, em 15 anos de atuação em comunicação socioambiental, já passou por organizações, como Fundação SOS Mata Atlântica e Atletas pelo Brasil. Também atuou em agências de comunicação, como TV1, Núcleo de Conteúdos Ambientais (Nuca) e Lead Comunicação, onde atendeu mais de 20 projetos e organizações do Terceiro Setor. É coordenador de comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum.
Maíra Silva
Maíra Rodrigues da Silva é Bióloga e Geocientista. Uma mulher quilombola, mãe, umbandista, que reside na periferia de Campinas-SP, cidade na qual veio para ocupar o espaço acadêmico, estudar e contribuir com a luta do seu povo.
É do quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira-SP, aprendeu cedo a enfrentar as violações de direitos causadas pelo racismo ambiental, pois desde pequena já lutava contra a construção de uma barragem em seu território, a qual teve uma vitória histórica de uma luta de mais de 30 anos.
Iniciou a discussão sobre o racismo ambiental ainda na graduação quando pesquisou a contaminação de um passivo de uma antiga mineração de chumbo que contaminava as roças de mandioca nas várzeas do rio que banha a sua região.
É mestre e doutoranda no Programa de Geociências (IG/UNICAMP), na área de política e gestão de recursos naturais, sendo a primeira quilombola a se formar no mestrado no IG-Unicamp.
É assessora da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE), membra da comunidade Jongo Dito Ribeiro- Campinas- SP e Coordenadora no Instituto de Referência Negra Peregum na área de combate ao Racismo Ambiental.
Mariana Andrade
Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Defensora de Direitos Humanos e militante do Movimento Negro. Constrói a Coalizão Negra por Direitos, representando a Frente de Mulheres Negras do DF; Conselheira (suplente) na Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros – CADARA pela UNEafro Brasil, Articuladora da Iniciativa Pelas Vidas Negras em Brasília/DF e Coordenadora de Advocacy do Instituto de Referência Negra Peregum.
Mariana Maia
Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, cursou especialização em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Colômbia. Sempre atuou profissionalmente no terceiro setor. Colabora há mais de 10 anos com organizações da sociedade civil na área administrativa, bem como na gestão e execução de projetos de desenvolvimento ambiental, cultural e social. Possui relevante experiência na elaboração de projetos para mobilização de recursos e desenvolvimento institucional. Atualmente é responsável pela Captação de Recursos do Instituto de Referência Negra Peregum.
Mayara Nunes
Jornalista e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Quase uma década dedicada a projetos de comunicação, educomunicação e arte-educação voltados ao interesse social, especialmente relacionados ao direito da mulher, igualdade racial, acesso à cultura e meio ambiente. É comunicadora no Instituto de Referência Negra Peregum e militante da Uneafro Brasil.
Sara de Mello Araújo Neves
Selma Pereira
Selma Pereira é Secretária Executiva com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, com experiência na assessoria de equipes, diretorias e presidência. Selma é responsável pelas rotinas administrativas, controle de agendas, organização de viagens, eventos e reuniões.
Atualmente é secretária executiva no Instituto de Referência Negra Peregum.
Sulamita Jesus
Psicóloga, especialista em Psicologia Social. Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2016-2018). Doutoranda em Psicologia Social (2024) pela USP – Universidade de São Paulo. Conhecimento e atuação na rede socioassistencial e articulação com os serviços de saúde e educação. Trabalho com a juventude, famílias, mulheres e comunidade LGBTQIAPN+ em uma abordagem interdisciplinar apoiada, principalmente, nas disciplinas de Psicologia Social, Educação Popular e Educação em Direitos Humanos. Atualmente é docente no ensino superior no curso de Psicologia e atua no programa Esperança Garcia do Instituto de Referência Negra Peregum.