Equipe e Conselho

Conselho Consultivo

Amanda Arlete Ribeiro Firmino

Médica pela PUC Campinas. Residente em Medicina de Família e Comunidade pela USP. Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Vice-presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (2020-2022). Membro do coletivo Negrex. Médica nós Agentes Populares de Saúde.

Aparecida Sueli Carneiro

Filósofa, escritora e ativista feminista antirracista. Uma das principais intelectuais do país e referência do feminismo negro nacional, tem uma trajetória de décadas dedicada ao enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira.

Cleyton Borges Wenceslau

Cofundador da Uneafro Brasil, supervisor de projetos, educador popular e advogado formado pela UFMG. Dedica-se ao direito das pessoas com deficiência. Foi militante de cursinhos populares da Educafro em MG e SP. Atuou em denúncias de violações de direitos humanos em presídios, em medidas socioeducativas e na assessoria a imigrantes e refugiados.

Leandro Roque de Oliveira

Rapper, cantor, letrista e compositor brasileiro. Fundador da Laboratório Fantasma, uma consolidada marca de vestuário, entretenimento e agenciamento de artistas.

Paulla Renata Miraglia

Cofundadora, publisher e diretora-geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. Foi diretora de organizações internacionais e consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento.

Conselho Fiscal

Aparecida Suelaine Carneiro

Socióloga, feminista, mestre em educação, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés – Instituto da Mulher Negra. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação e educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.

Cleber da Costa Firmino

Médico formado pela Escuela Latinoamericana de Medicina, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, médico psiquiatra do ambulatório de saúde mental do Hospital Francisca Julia, pesquisador do tema “Saúde mental da população negra” e membro da equipe de saúde do projeto Agentes Populares de Saúde.

Luciana Cesar Guimarães

Advogada especialista em Direitos Humanos. Fundadora e Diretora do Instituto Sou da Paz, onde atua como Conselheira. Concebeu e dirigiu o Centro Cultural da Juventude da Prefeitura de São Paulo, onde formulou o Programa Jovem Monitor Cultural. Estagiou no MoMA, em Nova York, e foi a executiva à frente da Fundação Bienal de São Paulo por 6 anos. Presta consultoria para fortalecimento da Gestão e Governança de instituições e construção de Planos Estratégicos para diferentes organizações, estando envolvida atualmente com a reformulação da Cinemateca e do Movimento Agora. É membro do Conselho de algumas organizações da Sociedade Civil, como Artigo 19, Poeisis e Instituto de Referência Negra Peregum. Participa também de alguns Movimentos da Sociedade Civil.

Maria José Menezes

Ativista negra em defesa dos direitos fundamentais da população negra. Membra das organizações: Marcha das Mulheres Negras de SP e da Coletiva Mahin, Organização de Mulheres Negras; representa a MMNSP na Operativa da Coalizão Negra Por Direitos. Bióloga e mestra em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal da Bahia.

Presidência

Vanessa Nascimento

Graduada em Letras, militante do movimento negro desde 2006. Foi membro da coordenação nacional da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes – Rede de Pré-Vestibulares Comunitários, entre 2006 e 2008. Fundadora da Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negros/as e Classe Trabalhadora, em 2009. Hoje, é responsável pela estruturação, captação de recursos e gestão de projetos do Instituto de Referência Negra Peregum.

Diretoria

Cátia Cipriano

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011). Atualmente, é diretora da área de Proteção e Cuidado do Instituto de Referência Negra Peregum. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Especialista em Direitos Humanos pela UFABC. Criadora do Núcleo Obará (Cuidados voltados à saúde mental e holística, com práticas integrativas).

Mariana Belmont

É jornalista, mobilizadora social e de comunicação para políticas públicas. Atuou em cargos no governo sobre questões ambientais e de habitação na Prefeitura de São Paulo, trabalhou em projetos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Update, Purpose Climate Lab e no Projeto Ligue os Pontos Agricultura Urbana. Participa da Rede de Jornalistas das Periferias, Rede Jovens Transformadores pela Democracia, Ashoka Brasil e Uneafro Brasil. É diretora de Cidade e Clima do Instituto de Referência Negra Peregum e escreve semanalmente para o Ecoa-UOL.

Sheila de Carvalho

É advogada internacional de direitos humanos, professora, diretora de incidência política do Instituto de Referência Negra Peregum e sócia-fundadora do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados, 1º escritório dedicado à litigância estratégica em direitos humanos e justiça climática. Integra a Uneafro Brasil, Coalizão Negra Por Direitos e Grupo Prerrogativas. Foi Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Centro de Referência Legal da Artigo 19. É Fellow do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, nomeada pelo MIPAD/ONU uma das pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.

Thiago Rubens

Possui licenciatura em História. É pós-graduado em Direitos Humanos, Diversidade e Violência e coordenador do Curso Pré-Vestibular da Uneafro Brasil.

Equipe

Ágatha de Miranda

Advogada com atuação em Direitos Humanos, com foco em litígio estratégico e advocacy, mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV SP). Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito e do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena na mesma instituição.

Alice de Carvalho

É bacharel em Ciências e Humanidades pela UFABC, pesquisadora, produtora de conteúdo e planejadora estratégica de comunicação.

Avatar

Aline Guarizo

Mãe, educadora popular, gestora ambiental pela EACH/USP. Integrante da ANPPEA (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental). É coordenadora do projeto de agroecologia do Instituto de Referência Negra Peregum.

Dalva Santos

Dalva Santos atua para fortalecer o campo da equidade racial através de competências em Inovação Social e Políticas Culturais, com destaque para as áreas de planejamento e gestão estratégica e facilitação de processos. É bacharel em Produção Cultural pela UFF, mestra em Sociologia pela Unicamp, especialista em Gestão de Inovação Social pelo Amani Institute e certificada em Facilitação e Competências Conversacionais pelo H+K Desenvolvimento Humano e Institucional.

Fabíola Carvalho

Fabiola de Carvalho, graduada e licenciada em Ciências Socias pelo centro universitário Fundação Santo André.
É militante da área da infância.
Faz parte da coordenação Nacional da Uneafro Brasil e coordenadora do Núcleo de cursinho Tia Jura do Projeto Meninos e Meninas de Rua.

Fernanda Pinheiro

Mestre em geografia humana pela USP e doutoranda em planejamento pela UFABC, é integrante da área de clima e cidade do Instituto de Referência Negra Peregum

Gabriel Furmiga

Recifense baseado em São Paulo, é artista visual, ilustrador e designer pela UFPE, tendo trabalhado principalmente nos ramos da cultura e terceiro setor.

Gisele Brito

Gisele Brito é jornalista e mestra em Planejamento Urbano pela FAUUSP. Tem passagem por diversas redações em São Paulo e experiência como professora e coordenadora de cursos e formações para jovens comunicadores. É colaboradora da Periferia em Movimento, conselheira do Desenrola e Não me Enrola e sócia-fundadora do Território da Notícia. Foi pesquisadora do LabCidade FAUUSP. Em Peregum, coordena a área de Direito a Cidades Antirracistas.

Luana Vieira

Luana Vieira, Graduanda em Direito pela Escola Paulista de Direito , é integrante da Comunidade de Samba Pagode Na Disciplina, do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo. Liderança da Uneafro, coordena núcleo de cursinho e trabalha no escritório de apoio aos demais núcleos. É do Movimento Paulistano de Comunidades de Samba, da Astec – Associação dos Terreiros e Comunidades de Samba, e do Fórum de Cultura Cidade Ademar. Co-autora do livro “Inovação ancestral de mulheres negras: práticas e política do cotidiano”.

Luiz Soares

Jornalista, em 15 anos de atuação em comunicação socioambiental, já passou por organizações, como Fundação SOS Mata Atlântica e Atletas pelo Brasil. Também atuou em agências de comunicação, como TV1, Núcleo de Conteúdos Ambientais (Nuca) e Lead Comunicação, onde atendeu mais de 20 projetos e organizações do Terceiro Setor. É coordenador de comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum.

Marcio Black

Marcio Black é doutor em Ciência Política, produtor cultural e coordenador de projetos no Instituto de Referência Negra Peregum. Foi fundador do Coletivo Sistema Negro: grupo ativista que mescla cultura e ação sobre questões antirracistas em São Paulo. No período de 2016 e 2017 fez parte da equipe de Coordenação do Carnaval de Rua e Virada Cultural pela Secretaria Municipal de Cultura. É líder público da Fundação Lemann.

Maria Brant

Mestre em direitos humanos pela LSE e doutora em relações internacionais pela USP, Maria já atuou em diversas organizações nacionais e internacionais, tais como UNESCO, Human Rights Watch, Conectas e ABCD (Ação Brasileira de Combate às Desigualdades). Integra o conselho da Oxfam e edita a coluna Desigualdades, na Folha de S. Paulo.

Mayara Nunes

Jornalista e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Quase uma década dedicada a projetos de comunicação, educomunicação e arte-educação voltados ao interesse social, especialmente relacionados ao direito da mulher, igualdade racial, acesso à cultura e meio ambiente. É comunicadora no Instituto de Referência Negra Peregum e militante da Uneafro Brasil.

Nataly Rodrigues Marcolino

Assistente Jurídica, atua com litígio estratégico nacional e internacional em direitos humanos, direito administrativo, constitucional, direitos difusos e coletivos e litígios climáticos. Tem experiência com os temas de responsabilidade social e desenvolvimento educacional. É bacharelanda em Direito pela Universidade Nove de Julho.

Patricia Toni Firmino

Coordenadora de Comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum, é jornalista e especialista em planejamento estratégico de comunicação de direitos humanos, política e eleitoral. Natural de Poá, na Grande São Paulo, é militante da Uneafro Brasil desde 2009 e constrói pontes para ações de comunicação humanizadas, integradas, assertivas e com afeto.

Stefany Lourenço

Estudante de letras, coordenadora da Uneafro Brasil e do núcleo 11 de agosto, onde também fui estudante, em Poá, divisa com o extremo leste de São Paulo.

Vanessa Vicente

Graduanda em Jornalismo, é educadora popular e coordenadora da Uneafro no Rio de Janeiro e do curso pré-vestibular Bom Pastor. Gestora da Casa Quilombel, espaço cultural na cidade Belford Roxo.

Wellington Lopes

Cientista Social com enfoque em cultura e questões raciais, ativista da UNEafro Brasil, colunista nos portais “Desenrola e não me Enrola” e “Juventude Negra Política”. Também atua na Coordenação do Afropresença, iniciativa do MPT e na TV UNEafro.