Pesquisar
Close this search box.

Equipe e Conselho

Conselho Consultivo

Amanda Arlete Ribeiro Firmino

Médica pela PUC Campinas. Residente em Medicina de Família e Comunidade pela USP. Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Vice-presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (2020-2022). Membro do coletivo Negrex. Médica nós Agentes Populares de Saúde.

Aparecida Sueli Carneiro

Filósofa, escritora e ativista feminista antirracista. Uma das principais intelectuais do país e referência do feminismo negro nacional, tem uma trajetória de décadas dedicada ao enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira.

Cleyton Wenceslau Borges

Cofundador da UNEafro Brasil. Supervisor de projetos, educador popular e advogado formado pela UEMG, pós-graduado em políticas públicas e direito civil.

Como advogado, atuou em organizações sociais em denúncias de violações de direitos humanos em presídios, em medidas socioeducativas, na assessoria a imigrantes, na área de formação e direitos das pessoas com deficiência. Atualmente exerce também função no Instituto Peregum no Conselho de Gestão e Parcerias.

Leandro Roque de Oliveira

Rapper, cantor, letrista e compositor brasileiro. Fundador da Laboratório Fantasma, uma consolidada marca de vestuário, entretenimento e agenciamento de artistas.

Paulla Renata Miraglia

Cofundadora, publisher e diretora-geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. Foi diretora de organizações internacionais e consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento.

Conselho Fiscal

Aparecida Suelaine Carneiro

Socióloga, feminista, mestre em educação, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés – Instituto da Mulher Negra. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação e educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.

Cleber da Costa Firmino

Médico formado pela Escuela Latinoamericana de Medicina, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, médico psiquiatra do ambulatório de saúde mental do Hospital Francisca Julia, pesquisador do tema “Saúde mental da população negra” e membro da equipe de saúde do projeto Agentes Populares de Saúde.

Luciana Cesar Guimarães

Advogada especialista em Direitos Humanos. Fundadora e Diretora do Instituto Sou da Paz, onde atua como Conselheira. Concebeu e dirigiu o Centro Cultural da Juventude da Prefeitura de São Paulo, onde formulou o Programa Jovem Monitor Cultural. Estagiou no MoMA, em Nova York, e foi a executiva à frente da Fundação Bienal de São Paulo por 6 anos. Presta consultoria para fortalecimento da Gestão e Governança de instituições e construção de Planos Estratégicos para diferentes organizações, estando envolvida atualmente com a reformulação da Cinemateca e do Movimento Agora. É membro do Conselho de algumas organizações da Sociedade Civil, como Artigo 19, Poeisis e Instituto de Referência Negra Peregum. Participa também de alguns Movimentos da Sociedade Civil.

Maria José Menezes

Ativista negra em defesa dos direitos fundamentais da população negra. Membra das organizações: Marcha das Mulheres Negras de SP e da Coletiva Mahin, Organização de Mulheres Negras; representa a MMNSP na Operativa da Coalizão Negra Por Direitos. Bióloga e mestra em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal da Bahia.

Presidência

Vanessa Nascimento

Graduada em Letras, militante do movimento negro desde 2006. Foi membro da coordenação nacional da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes – Rede de Pré-Vestibulares Comunitários, entre 2006 e 2008. Fundadora da Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negros/as e Classe Trabalhadora, em 2009. Hoje, é responsável pela estruturação, captação de recursos e gestão de projetos do Instituto de Referência Negra Peregum.

Diretoria

Beatriz Lourenço

Advogada graduada pela PUC-SP, técnica em Gestão Ambiental e militante do Movimento Negro Uneafro Brasil há 12 anos, Beatriz foi professora e coordenadora de núcleo de base, de onde passou a atuar ativamente na articulação política da organização.

Colaborou na formação e atuação da Frente Pró-Cotas do Estado de São Paulo e no Comitê Contra o Genocídio da População Negra. Operou em diversas denúncias sobre violência policial contra a população negra. Foi assessora jurídica na Secretaria de Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho. Também foi assessora parlamentar da Deputada Estadual Erica Malunguinho.

Foi Chefe de Gabinete da Mandata Coletiva Quilombo Periférico. Atualmente, faz parte da Diretoria de Incidência Política e Litigância Estratégica do Instituto de Referência Negra Peregum.

Cátia Cipriano

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011). Atualmente, é diretora da área de Proteção e Cuidado do Instituto de Referência Negra Peregum. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Especialista em Direitos Humanos pela UFABC. Criadora do Núcleo Obará (Cuidados voltados à saúde mental e holística, com práticas integrativas).

Thiago Rubens

Possui licenciatura em História. É pós-graduado em Direitos Humanos, Diversidade e Violência e coordenador do Curso Pré-Vestibular da Uneafro Brasil.

Equipe

Ágatha de Miranda

Advogada com atuação em Direitos Humanos, com foco em litígio estratégico e advocacy, mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV SP). Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito e do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena na mesma instituição.

Alice de Carvalho

É bacharel em Ciências e Humanidades pela UFABC, pesquisadora, produtora de conteúdo e planejadora estratégica de comunicação.

Aline Guarizo

Mãe, educadora popular, gestora ambiental pela EACH/USP. Integrante da ANPPEA (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental). É coordenadora do projeto de agroecologia do Instituto de Referência Negra Peregum.

Camila Ribeiro

Camila Ribeiro é designer gráfica e ilustradora periférica, nascida e criada na zona sul de São Paulo, atua há quase uma década em causas, organizações e coletivos do terceiro setor.

A arte sempre esteve presente em sua vida. Ilustradora e designer de alma, Camila acredita que um design com proposito pode mudar narrativas, quebrar barreiras e gerar inclusão.

Atualmente  integra a equipe de comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum.

 

 

Dalva Santos

Dalva Santos atua para fortalecer o campo da equidade racial através de competências em Inovação Social e Políticas Culturais, com destaque para as áreas de planejamento e gestão estratégica e facilitação de processos. É bacharel em Produção Cultural pela UFF, mestra em Sociologia pela Unicamp, especialista em Gestão de Inovação Social pelo Amani Institute e certificada em Facilitação e Competências Conversacionais pelo H+K Desenvolvimento Humano e Institucional.

Fabíola Carvalho

Fabiola de Carvalho, graduada e licenciada em Ciências Socias pelo centro universitário Fundação Santo André.
É militante da área da infância.
Faz parte da coordenação Nacional da Uneafro Brasil e coordenadora do Núcleo de cursinho Tia Jura do Projeto Meninos e Meninas de Rua.

Fernanda Pinheiro

Mestre em geografia humana pela USP e doutoranda em planejamento pela UFABC, é integrante da área de clima e cidade do Instituto de Referência Negra Peregum

Gisele Brito

Gisele Brito é jornalista e mestra em Planejamento Urbano pela FAUUSP. Tem passagem por diversas redações em São Paulo e experiência como professora e coordenadora de cursos e formações para jovens comunicadores. É colaboradora da Periferia em Movimento, conselheira do Desenrola e Não me Enrola e sócia-fundadora do Território da Notícia. Foi pesquisadora do LabCidade FAUUSP. Em Peregum, coordena a área de Direito a Cidades Antirracistas.

Luiz Guilherme Carvalho Silva

Luiz Guilherme Carvalho Silva é estudante de educação física e administração empresarial pela Faculdade UNIP. É militante e representante da juventude no movimento negro pela UNEafro Brasil e atualmente atua como Assistente Administrativo do Instituto de Referente Negra Peregum.

Luiz Soares

Jornalista, em 15 anos de atuação em comunicação socioambiental, já passou por organizações, como Fundação SOS Mata Atlântica e Atletas pelo Brasil. Também atuou em agências de comunicação, como TV1, Núcleo de Conteúdos Ambientais (Nuca) e Lead Comunicação, onde atendeu mais de 20 projetos e organizações do Terceiro Setor. É coordenador de comunicação do Instituto de Referência Negra Peregum.

Maíra Silva

Maíra Rodrigues da Silva é Bióloga e Geocientista. Uma mulher quilombola, mãe, umbandista, que reside na periferia de Campinas-SP, cidade na qual veio para ocupar o espaço acadêmico, estudar e contribuir com a luta do seu povo.

É do quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira-SP, aprendeu cedo a enfrentar as violações de direitos causadas pelo racismo ambiental, pois desde pequena já lutava contra a construção de uma barragem em seu território, a qual teve uma vitória histórica de uma luta de mais de 30 anos.

Iniciou a discussão sobre o racismo ambiental ainda na graduação quando pesquisou a contaminação de um passivo de uma antiga mineração de chumbo que contaminava as roças de mandioca nas várzeas do rio que banha a sua região.

É mestre e doutoranda no Programa de Geociências (IG/UNICAMP), na área de política e gestão de recursos naturais, sendo a primeira quilombola a se formar no mestrado no IG-Unicamp.

É assessora da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE), membra da comunidade Jongo Dito Ribeiro- Campinas- SP e Coordenadora no Instituto de Referência Negra Peregum na área de combate ao Racismo Ambiental.

Maria Brant

Mestre em direitos humanos pela LSE e doutora em relações internacionais pela USP, Maria já atuou em diversas organizações nacionais e internacionais, tais como UNESCO, Human Rights Watch, Conectas e ABCD (Ação Brasileira de Combate às Desigualdades). Integra o conselho da Oxfam e edita a coluna Desigualdades, na Folha de S. Paulo.

Mariana Andrade

Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Defensora de Direitos Humanos e militante do Movimento Negro. Constrói a Coalizão Negra por Direitos, representando a Frente de Mulheres Negras do DF; Conselheira (suplente) na Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros – CADARA pela UNEafro Brasil, Articuladora da Iniciativa Pelas Vidas Negras em Brasília/DF e Coordenadora de Advocacy do Instituto de Referência Negra Peregum.

Mayara Nunes

Jornalista e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Quase uma década dedicada a projetos de comunicação, educomunicação e arte-educação voltados ao interesse social, especialmente relacionados ao direito da mulher, igualdade racial, acesso à cultura e meio ambiente. É comunicadora no Instituto de Referência Negra Peregum e militante da Uneafro Brasil.

Sara de Mello Araújo Neves

Sara de Mello Araújo Neves é graduada em logística pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). É dedicada nas áreas de administração comercial, com ênfase em comércio exterior e financeiro.

Atualmente é coordenadora de pagamentos no Instituto de Referência Negra Peregum,

Selma Pereira

Selma Pereira é Secretária Executiva com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, com experiência na assessoria de equipes, diretorias e presidência. Selma é responsável pelas rotinas administrativas, controle de agendas, organização de viagens, eventos e reuniões.

Atualmente é secretária executiva no Instituto de Referência Negra Peregum.

Stephanie Felicio

Stephanie Felicio é coordenadora do Núcleo de Educação Popular Dona Nazinha, da Uneafro Brasil e articuladora cultural e política do território de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo. Atualmente ocupa a função de assistente administrativo do Instituto de Referente Negra Peregum.