Pesquisar
Close this search box.

Agentes Populares de Saúde

Proteção e Cuidado

Entre os anos de 2020 e 2021, o Instituto de Referência Negra Peregum apoiou o projeto “Agentes Populares de Saúde”, que surgiu com o objetivo de amparar cinco territórios vulneráveis, além de demandas pontuais de outras coordenações de núcleo da Uneafro Brasil na prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Agentes populares, médicas e médicos voluntários e psicólogas monitoraram cerca 347 pessoas com sintomas de Covid-19. Com o apoio de oxímetros, termômetros e relação com postos de saúde e hospitais, pudemos prevenir o agravamento dos sintomas e cuidar dos casos graves, com resultados muito efetivos.

Em nossos atendimentos, alcançamos indiretamente mais de 33 mil pessoas, sem contar os beneficiários dos vídeos de formação para agentes, das cartilhas de cuidados domésticos de pessoas com sintomas, dos nossos protocolos de monitoramento e das campanhas de comunicação com banners, cartazes, faixas, lambe-lambes, websérie, entre outros.

As cartilhas produzidas receberam validação com selo da Fiocruz e a equipe de saúde participou de reuniões para formação e troca de experiências com a Universidade Federal de Pernambuco e a Fiocruz.

Resultados

  • Entre atendimentos psicológicos e acompanhamento pelos agentes populares, foram 562 pessoas monitoradas, sendo que 340 foram monitoradas exclusivamente por médicos e agentes de saúde, 112 apenas pelos psicólogos e 110 pessoas tiveram acompanhamento com ambos os profissionais. Testes de covid são realizados periodicamente em toda a equipe de profissionais.