EDITAL DE SELEÇÃO

2 / 01 / 2025
Notícia

São Paulo, 02 de abril de 2025

Contratação de Coordenação de Projeto e Supervisão Pedagógica

O Instituto de Referência Negra Peregum, organização social com atuação nas áreas de Educação, Justiça racial/segurança pública e Clima e Cidades, inicia o projeto Jornada pela Equidade Racial na Educação, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial – Transferegov nº 004922/2024 – Emenda Parlamentar Individual nº 39050010, de autoria do Deputado Federal Alencar Santana.

Para compor a equipe do projeto, o Instituto Peregum selecionará profissionais para as vagas de Coordenação de Projeto e Supervisão Pedagógica, conforme os requisitos deste Edital:

1 – Envio de Candidaturas: apenas por e-mail direcionados para o endereço  [email protected]  com o assunto: vaga edital cargo Coordenação ou cargo Supervisão Pedagógica.

1.1 – Anexar o CV em formato PDF e, em outro documento, uma Carta de Apresentação em PDF, no máximo de uma lauda, expondo os motivos pelos quais se candidata. A carta pode ser digitada.  

2 – Prazo para recebimento de candidaturas:  de 07/04 a 11/04/2025

3 – Regime de contratação: Pessoa Jurídica (carga horária de 20h/semana em horários a serem alinhados)

4 – Modelo de trabalho: híbrido (parte presencial em São Paulo/SP)

5 – Principais atividades e competências:

5.1 Atividades e remuneração da Coordenação de Projeto:

Coordenar o projeto de formação de jovens na temática de Educação e Racismo. Organizar momentos de interação, aprendizado e fortalecimento de canais para superação de diversas formas de violência racial. Coordenar a seleção de 10 bolsistas oriundos de cursinhos populares. Planejar as atividades dos bolsistas em espaços públicos. Prestar contas do projeto. Responsabilizar-se sobre as atividades administrativas e vínculo com o Instituto Peregum.  Remuneração: R$5.000,00 por mês. Contrato com duração de 6 meses.

5.2 – Atividades e remuneração da Supervisão Pedagógica:

Planejar a área pedagógica do Projeto e a formação crítica dos participantes por meio de encontros. Potencializar a capacidade de liderança e organização de adolescentes jovens agentes transformadores com o intuito de qualificar sua intervenção na comunidade onde está inserido. Responsabilizar-se por um plano pedagógico que se paute pela equidade racial na educação, por meio do diálogo com representantes do Governo Federal e do Ministério da Educação, apresentando o Plano Nacional de Ações Afirmativas na Educação Básica para a população negra. Acompanhar os bolsistas nas atividades. Remuneração: R$4.000,00 por mês. Contrato com duração de 6 meses.

6 – Competências (para ambos os cargos)

Experiência profissional na área de educação popular e garantia de direitos. Habilidade em conduzir reuniões internas e externas. Boa capacidade de comunicação verbal e escrita. Ter iniciativa e criatividade, visando constantes melhorias no dia a dia do trabalho. Comunicação construtiva e bom relacionamento interpessoal.  Alta capacidade analítica; olhar crítico e consistente, visão de processo. Trabalho colaborativo em equipe. Visão integrada do todo. Ser cuidadoso/a e praticar empatia. Conforto para trabalhar em cenários dinâmicos.

OUTRAS INFORMAÇÕES 

Peregum busca promover políticas afirmativas de equidade e diversidade em suas equipes. As vagas descritas serão dirigidas para pessoas autodeclaradas negras.